O que você precisa saber sobre seguro patrimonial

Homem cobrindo miniatura de casa com as mãos, representando segurança do imóvel
Foto: Freepik

Em um cenário de instabilidade, marcado por tensões econômicas e políticas, os proprietários de imóveis – sobretudo de imóveis comerciais – devem estar ainda mais preparados contra imprevistos que possam dificultar ou colocar os negócios em risco.

Para evitar prejuízos e danos ao patrimônio, estar segurado é uma medida importante que, ano a ano, ganha a adesão dos brasileiros. Segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep), o mercado nacional de seguros patrimoniais fechou o primeiro semestre de 2017 com quase R$ 8,2 bilhões em prêmios de seguros, número acima dos R$ 7,7 bilhões alcançados no mesmo período em 2016. A projeção é de que o crescimento mantenha o ritmo nos próximos anos, acompanhando o aumento de 11,73% na abertura de pequenas e médias empresas, como indica a pesquisa de mercado realizada pela Empresômetro.

Para esclarecer suas dúvidas sobre os seguros patrimoniais, reunimos os principais pontos sobre estes recursos para ajudá-lo a conhecer e optar pelo contrato mais vantajoso. Continue a leitura e saiba mais:

Proprietário e inquilino cobrindo miniatura de casa com as mãos, com contrato na mesa, representando segurança do imóvel e do negócio
Foto: Freepik

Para que serve o seguro patrimonial?

O seguro patrimonial tem a finalidade de garantir a integridade do patrimônio de um determinado local ou organização, prevenindo e minimizando perdas. É uma maneira de trazer segurança em relação a imprevistos, acidentes e desastres naturais, protegendo tanto o imóvel como o funcionamento de indústrias, fábricas ou escritórios.

Vale observar que segurar um imóvel garante apenas proteção à estrutura: para preservar pertences ou itens contidos no espaço, como produtos em estoque, os inquilinos e proprietários devem contratar também um seguro-conteúdo que cubra os principais riscos impostos pelo local ou pela atividade desenvolvida (conheça alguns tipos abaixo).

Como contratá-lo?

Os procedimentos de contratação são basicamente os mesmos de qualquer outro seguro: a apólice prevê cobertura de gastos em itens pré-determinados e adicionados, oferecendo uma indenização para cobrir gastos imprevistos. O segurado deve pagar uma mensalidade com valor fixo, e o seguro poderá ser acionado a qualquer momento.

Os seguros patrimoniais costumam se dividir em dois grupos: os que oferecem proteção de bens materiais (contra incêndios, alagamentos e inundações, danos elétricos, roubo de bens e valores, lucros cessantes) e os que abrangem medidas de responsabilidade civil, para reparar danos materiais e/ou pessoais provocados por empregados ou parceiros.

Para definir os itens que serão contemplados no seguro patrimonial, é necessário considerar todos os detalhes da instalação e as propostas de cada seguradora. É comum existirem seguros feitos sob medida para diversas categorias de negócio, sendo necessário alterar ou adicionar poucos itens.

Qual o valor do seguro?

O valor estabelecido para as mensalidades resultará da análise de risco – ou seja, da avaliação de aspectos como localização, tamanho e infraestrutura do imóvel, os tipos de materiais armazenados (se houver estoque), o tipo de atividade desenvolvida no local, riscos de acidente, histórico de sinistros, entre outros fatores. Sendo assim, não existe um preço fixo; cada empresa estabelece junto à seguradora a melhor opção para o seu negócio.

Como escolher o seguro adequado?

Proprietários interessados em adquirir um seguro patrimonial devem pesquisar e comparar as condições e termos dos contratos oferecidos por cada seguradora. Contar com a ajuda de um corretor de seguros pode facilitar bastante o processo.

Para economizar na contratação de seu plano de seguro, outra dica é adotar medidas de prevenção de riscos. Em alguns casos, ter equipamentos de segurança ou planos para evitar acidentes (como sistemas elétricos de alarme e extintores de incêndio) ajudam a obter descontos nos prêmios de seguros durante a análise de risco.

Quer saber mais sobre mercado imobiliário, imóveis comerciais ou locações corporativas?

Confira os outros conteúdos do nosso blog e acompanhe as atualizações com dicas, novidades e tendências do ramo imobiliário. Até a próxima!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s