Como avaliar o valor de um aluguel comercial? Saiba se o preço cobrado é justo

Mão segurando chave de imóvel alugado ao lado de pilhas de moedas
Foto: Freepik

Depois de muita procura, você enfim encontrou um imóvel que atende a boa parte dos seus requisitos. Antes de firmar a locação, porém, surge a dúvida: o valor cobrado pelo aluguel é mesmo justo?

Sabemos que segurança, infraestrutura e conforto têm seu preço, e, por isso, priorizar um valor mais baixo de aluguel pode implicar abrir mão de um ou outro aspecto. Por outro lado, existem casos em que é necessário ajustar expectativas – ou, quem sabe, fazer uma busca mais direcionada, contando com ajuda especializada. O cálculo do aluguel, afinal, é uma equação que envolve diversas variáveis, algumas das quais são menos objetivas para quem não integra profissionalmente o ramo imobiliário.

Afinal, o que compõe o valor do aluguel?

Até pouco tempo atrás, o valor do aluguel geralmente representava 1% do valor do imóvel. No entanto, com as transformações recentes do mercado imobiliário, o cálculo vem se tornando mais complexo: hoje, a localização, a estrutura do imóvel e a situação do mercado (local e nacional) costumam ser os itens que mais pesam na precificação do imóvel e, por tabela, do aluguel.

Troca de chaves de imóvel alugado
Foto: Freepik

Com tantos pontos em análise, como os locatários podem estimar um valor “certo” para o aluguel? Para ajudar você nessa tarefa, confira abaixo as três principais dicas para chegar a um valor realista:

Compare os imóveis da região

A regra usual é, inicialmente, comparar o imóvel com outros similares na mesma região. O preço médio local costuma ser o ponto de partida para a avaliação do imóvel, que vai ditar a composição final do valor cobrado. Se a região recebe investimentos públicos com frequência, conta com circulação elevada de pessoas e é segura nos horários comerciais, esta tende a despontar como uma localização atrativa, valorizando-se e impactando o valor do aluguel.

Observe as condições e a infraestrutura do imóvel

O tamanho e as características do imóvel também são exemplos de fatores que impactam diretamente no valor praticado para locação. Informe-se se o imóvel é novo ou usado; se possui ou não estacionamento; se oferece ou não equipamentos e itens de automação e, principalmente, se já possui mobília, já que imóveis mobiliados naturalmente implicam em aluguéis mais caros (em torno de 20% a 30% de acréscimo).

Estude a possibilidade de negociação

Assim como os locatários devem ser razoáveis quanto ao valor esperado, fixar um valor irreal para o aluguel pode trazer prejuízos para o proprietário e representar um longo período de baixa (ou nenhuma) rentabilidade. Em tempos de recessão, negociar torna-se ainda mais comum – e importante. Independentemente do valor que será definido, lembre-se sempre de assumir um compromisso que caiba no seu orçamento e atenda suas necessidades mínimas. E não hesite em contar com uma imobiliária para assisti-lo ou mediar o processo de negociação.

Quer saber mais sobre mercado imobiliário, imóveis comerciais ou locações corporativas?

Confira os outros conteúdos do nosso blog e acompanhe as atualizações com dicas, novidades e tendências do ramo imobiliário. Até a próxima!

Anúncios

2 comentários

  1. Quando o consultor sugere um valor acima do Mercado (para atender o “choro” dos interessados) também faz parte da estratégia administrativa ?

    • Olá Sr. Sérgio, dependendo do tipo de imóvel e também da cultura comercial onde o imóvel está localizado pode existir sim esta estratégia comercial, uma vez que em locais que é comum os interessados negociarem é interessante adotar esta estratégia de negociação. Claro que quem definirá se ela é válida ou não é o dono do imóvel.
      Percebemos que quase a totalidade das locações comerciais nos últimos anos tem negociações de valores para baixo, o que também foi gerado pelo mercado que tivemos com menor velocidade de locação e grande quantidade de ofertas.
      Abraços e felicidades para o senhor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s