Imóveis com problemas: 7 dicas para evitar dores de cabeça

Foto: Freepik

À primeira vista, alugar um imóvel pode parecer algo simples para os locatários. Contudo, existe uma série de questões burocráticas que, apesar de suas idas e vindas, garantem a segurança e os direitos tanto dos locadores quanto dos locatários. Normalmente, são consideradas questões como o bairro e o local que mais se adequa às necessidades dos interessados, mas a análise não para por aí: após a escolha do imóvel, chega o momento de prestar atenção em todos os seus detalhes para garantir uma boa avaliação do local e evitar transtornos.

A verdade é que existem imóveis negociados ou entregues às imobiliárias que possuem problemas. Alguns são tão discretos que não geram incômodos, enquanto outros configuram verdadeiras dores de cabeça. Seja qual for o caso, separamos algumas dicas para que você possa avaliar quando o imóvel em questão pode se tornar um problema, ajudando-o na escolha do local mais qualificado. Confira:

1. Faça uma vistoria minuciosa

Uma vistoria para analisar as condições do imóvel é essencial. Uma análise minuciosa de cada ambiente – prestando atenção no piso, nas paredes, no teto e em todos os detalhes – é um dos principais passos antes da locação. Caso a imobiliária não tenha uma vistoria fotografada, é recomendável registrar o estado do imóvel para acompanhar a vistoria descritiva, garantindo maior segurança para todas as partes. Como as locações geralmente duram mais de dois anos, as imagens ajudam a recordar as condições do imóvel na época do fechamento do contrato.

2. Preste atenção em todos os possíveis defeitos

Verifique o estado do imóvel como um todo. Atente a manchas de infiltrações, vidros trincados, torneiras pingando e rachaduras. Confira se todas as janelas e portas estão abrindo e fechando corretamente, e se tudo está funcionando de acordo com as informações passadas pelo locatário. Dependendo dos problemas, alguns podem ser consertados se sinalizados previamente, em acordo com o proprietário.

3. Combine prazos

Se durante a vistoria ou no decorrer da locação, ocorrer algum problema no imóvel que seja de responsabilidade do proprietário, é imprescindível combinar um prazo para que os ajustes sejam realizados. Também é importante que o prazo estabelecido seja devidamente registrado, seja no contrato de locação, seja em documento anexo, como a própria vistoria.

Foto: Freepik

4. Visite o imóvel mais de uma vez

Sempre que possível, visite o imóvel mais de uma vez, em dias e horários diferentes, para verificar aspectos como a incidência de sol e/ou possíveis problemas em decorrência de chuva e umidade. Em imóveis comerciais, por exemplo, a visitação em dias chuvosos pode ajudar a detectar goteiras e agilizar o conserto antes da ocupação da loja ou do pavilhão. Embora possa ser desgastante visitar vários imóveis em diferentes momentos, defina os que mais lhe interessam e procure estar no local nos horários fundamentais para as atividades que você, um dia, possa desempenhar neste lugar.

5. Verifique as instalações elétricas e hidráulicas antes da mudança

Durante as visitações, é provável que a luz e a água dos imóveis estejam cortadas. É interessante contar com um profissional que possa verificar se os recursos e estruturas elétricas e hidráulicas do imóvel atendem às suas necessidades. Dessa forma, você já poderá orçar e prever investimentos a serem realizados – e será possível identificar falhas ou configurações que podem até mesmo inviabilizar o uso do imóvel para a finalidade desejada.

6. Leia todo o contrato

O contrato de locação é regido pelas condições da locação negociada e pela Lei do Inquilinato (Lei nº 8.245/91), que rege especificamente as locações de imóveis. É importante ler o documento com atenção para entender todas as obrigações e direitos que a locação implica. É normal que o contrato seja específico para itens e especificidades da sua locação, uma vez que não há necessidade de prever diretos e deveres que já estão expressos na legislação.

7. Conte com uma imobiliária

Quando se está em busca de um imóvel, o apoio de uma imobiliária é fundamental para que todo o processo de locação ocorra tranquilamente. É importante contar com uma equipe de profissionais preparada para atender às suas necessidades de locação e encontrar imóveis em excelentes condições para você.

  1. Com essas dicas, é possível evitar dores de cabeça e resolver pequenos problemas antes que estes possam afetar o seu negócio. Locar um imóvel no lugar certo e com um espaço físico que atenda às suas necessidades exige atenção e preparo – qualidades que fazem parte do know-how da Brandalise. Nesse ponto, pode estar a diferença fundamental para que seus objetivos sejam alcançados. Contate nossa equipe para tirar dúvidas e saber mais detalhes a respeito de locações de imóveis que atendam às suas necessidades.
Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s