Conheça as vantagens da gestão patrimonial

Se você investiu em um imóvel ou então recebeu algum bem proveniente de herança familiar e está na dúvida de qual o melhor caminho seguir para transformar este ativo em renda, nós podemos ajudar.

Neste post falaremos sobre como a gestão patrimonial, focada em aluguéis de imóveis é o caminho mais seguro, confortável e rentável a se seguir na hora de cuidar dos seus bens.

Formalizar negociações e expectativas, manter documentos atualizados, agrupados e organizados, estar sempre ciente de prazos e obrigações legais de antemão além de outras questões  que acabam gerando dor de cabeça é a realidade de quem tem imóveis para administrar. E estes são apenas alguns dos problemas a serem enfrentados e resolvidos na hora de gerir os seus imóveis.

Alugar um imóvel consiste em, de maneira geral, orquestrar uma relação entre duas partes, o locatário ou proprietário e o locador ou inquilino,  tendo como meta e objetivo principal manter ambas satisfeitas e em harmonia. Mas para que isso seja viável é preciso estar em conformidade não apenas com os deveres e direitos de cada ator deste processo mas também com diversos processos legais recorrentes que, podem transformar aquele sonho de investimento em um pesadelo burocrático, tamanha a carga de obrigações a longo prazo.

Alguns dos principais pontos a serem gerenciados são:

  • Elaboração de contrato

Todo o cuidado é pouco na hora de formalizar um contrato independentemente da natureza do negócio. E quando o assunto é aluguel imobiliário então, a atenção deve ser redobrada. Pequenos detalhes ligados a legislação e burocracia que possam ficar para trás podem gerar imensas confusões e prejuízos. Não confie também em modelos de contratos que estão por aí na internet, o melhor é contar com a experiência de especialistas neste assunto.

  • Gerenciamento de seguros e garantias locatícias

Caução, Fiança ou Seguro de Fiança são alguns do modelos que podem ser escolhidos e que devem ser organizados e administrados.

  • DIMOB

A sigla DIMOB significa Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias. A Receita Federal utiliza os dados da DIMOB para fazer cruzamento fiscal dos contribuintes. Se o valor das operações informadas não estiver coincidente, a declaração fica retida em malha fina, havendo a possibilidade de aplicação de multa e juros sobre a diferença entre o declarado pelo contribuinte e os informados na DIMOB.

  • Garantir que outras despesas do imóvel estão sendo honradas pelo locatário

Salários, encargos trabalhistas, contribuições previdenciárias e sociais dos empregados do condomínio; consumo de água, esgoto e luz; limpeza, conservação e pintura; manutenção e conservação das instalações e equipamentos hidráulicos, elétricos, mecânicos e de segurança, de uso comum, porteiro eletrônico; rateios de saldo devedor e reposição do fundo de reserva, desde que seja referente ao período da locação. Tudo isso faz parte da gerenciamento patrimonial e você deve estar atento para cada um deste itens.

Outras situações que devem ser remediadas são:

Soluções para problemas levantados pelo inquilino

  • Emissão de boletos e recibos
  • Seguro contra incêndios
  • Cobrança de aluguéis
  • Emissão de notas fiscais
  • Acompanhar reajustes, renovações e revisões

Como vimos brevemente, a gestão patrimonial necessita de muitos cuidados e de atenção extrema para não transformarmos um imóvel, um potencial ativo de qualidade em uma tremenda dor de cabeça.  Se você pensa em alugar um ou mais imóveis ou tem alguma dúvida sobre o processo, entre em contato conosco. A nossa equipe está à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.

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